Mestrado Medicina Estética, Nutrição e Antienvelhecimento

Diploma pela Universidade a Distância de Madri

Calendário Acadêmico 2020/21

Modalidade semipresencial

Inscrições abertas a partir de 18 de setembro

A estrutura do programa docente se baseia no cuidado global do paciente em todas as áreas e, portanto, realiza-se uma abordagem completa dessa especialidade. Para isso, é imprescindível começar conhecendo a fundo a estrutura da pele, a anatomia facial e os parâmetros que definem a beleza na sociedade atual. Serão estudadas todas as alterações da harmonia facial e do contorno corporal, assim como as diferentes técnicas de diagnóstico e tratamento em Medicina Estética.

A quem se dirige

O Mestrado em Medicina Estética é voltado para profissionais com Licenciatura ou Graduação em Medicina (com ou sem especialidade MIR).


Objetivo do Mestrado

Este Mestrado tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma Formação Universitária de Pós-graduação em Medicina Estética. Durante as aulas, eles poderão adquirir um conhecimento amplo e avançado das diferentes técnicas e procedimentos estéticos, não só num nível teórico, mas sobretudo no nível prático. Também poderão entender as chaves para o exercício da profissão e da realização de consultas.


Professores

A equipe de professores dirigida pela Dra. Ana Molina e pela Dra. Paloma Borregón inclui profissionais reconhecidos no âmbito acadêmico e na área da medicina estética, altamente qualificados e com experiência comprovada.

Direção
  • Dra. Ana Molina
  • Dra. Paloma Borregón
Professores
  • Dra. Ana Molina (Dermatologista)
  • Dra. Paloma Borregón (Dermatologista)
  • Dra. Carmen Valera (Dermatologista)
  • Dra. Pilar de Frutos (Cirurgiã Plástica)
  • Dra. Claudia Bernárdez (Dermatologista)
  • Dra. Flavia Bonina (Médica Esteticista)
  • Dra. Alejandra Mendez de Vigo (Médica Esteticista)
  • Dra. Lorena Vaquer (Anestesista e Médica Esteticista)
  • Dra. Lidia Barajas (Médica Esteticista)
  • Dr. Iván Malagón (Odontologista)
  • Dr. Daniel del Río (Médica Esteticista)
  • Roberto Vidal (Nutricionista)

Metodología docente

Este curso é semipresencial. Os alunos assistirão a aulas teóricas online (gravadas). A parte prática intercala a modalidade online e presencial e inclui workshops, tutorias e seminários (através de streaming).

Grande parte das aulas práticas serão em formato presencial, de modo que os alunos que assim o desejarem, e que reservarem seu lugar com antecedência, poderão assistir às aulas em pequenos grupos. As pessoas que não puderem comparecer poderão assisti-las ao vivo, através de um serviço de streaming, no mesmo momento em que se realizam. Dessa forma, o aluno poderá interagir com os professores e resolver as dúvidas que forem surgindo durante o procedimento. Essas aulas/práticas também serão gravadas, tanto para as pessoas que não puderem assisti-las presencialmente, como para serem consultadas e revistas posteriormente.

O curso se divide em um total de 10 módulos; depois dos primeiros 9 módulos, o aluno deverá realizar um teste online (um para cada módulo). Cada mês, fará pelo menos uma tutoria online com as diretoras do mestrado, que poderão resolver dúvidas e avaliar a evolução dos alunos. Após concluir os 9 módulos teórico-práticos, o aluno deverá finalizar o último módulo com um trabalho de conclusão de mestrado (módulo X), cujo tema será proposto pela equipe docente.


Avaliação

Ao concluir cada um dos 9 módulos que compõem o mestrado, será realizado um teste em que o aluno deverá acertar no mínimo 70% das questões (um teste para cada módulo). O décimo módulo consistirá na realização obrigatória de um trabalho de conclusão do Mestrado. O aluno será aprovado se obtiver a qualificação de apto.


Duração

Início da terceira edição do Mestrado: Abril 2020

O curso tem a duração de 8 meses. É composto por 1.350 horas e 150 horas de aulas práticas (60 créditos ECTS), sendo mais longo em relação às edições anteriores.


Matrícula

Reserva (online): 500 € (descontados da taxa de matrícula)

Preço do mestrado: 4.200 € (inclui workshops práticos e seminários)

*Alunos e ex-alunos AMIR têm desconto de 10%.

*Taxas administrativas da emissão do diploma pela UDIMA não incluídas.

Conteúdos do Mestrado

I Aspectos gerais
  • Introdução

    Serão revisados conceitos gerais e a história da Medicina Estética

  • História clínica, diagnóstico e avaliação da beleza

    Analisaremos os principais pontos que devem ser coletados da história clínica do paciente, como realizar um diagnóstico correto e os critérios para a avaliação da beleza e do envelhecimento.

  • Anestesia

    Falaremos dos diferentes anestésicos locais e suas características farmacocinéticas. Trataremos dos diferentes bloqueios locais e regionais, faciais e periféricos, assim como da anatomia e técnicas.

  • Reanimação cardiopulmonar e outras emergências na consulta de medicina estética

    Neste módulo, estudaremos como realizar uma RCP (reanimação cardiopulmonar ou cardiorrespiratória) básica e avançada, e como resolver as urgências que podem surgir, como reação alérgica, intoxicação por anestésico local, síncope vasovagal…

  • Fotografia

    Para a avaliação dos resultados em Medicina Estética, é fundamental tirar adequadamente fotos antes e depois dos tratamentos, portanto, estabeleceremos as bases para fazer isso com sucesso.

  • Comunicar-se. Apresentações orais. Pôster acadêmico. Comunicações. Publicações científicas. Entrevistas para meios de comunicação.

    Uma parte fundamental do trabalho do médico consiste em falar sobre seu trabalho para o restante da comunidade médica, por isso, a participação em congressos, reuniões, revistas ou até em entrevistas para os meios de comunicação é crucial. É importante saber a mensagem que se quer transmitir e como fazer isso.

  • Dermocosmética

    Uma parte fundamental do tratamento para envelhecer melhor é a cosmética. Serão estabelecidos os princípios dos tratamentos dermocosméticos, suas evidências científicas e os protocolos práticos para sua realização.

II Lasers e outras fontes de luz

Existem cada vez mais pessoas preocupadas com seu aspecto físico, que querem melhorar mas não desejam passar por uma cirurgia. Essa é uma das razões pelas quais os lasers são cada vez mais populares.

Conceitos básicos: comprimento de onda, duração do pulso, fluência

Os fundamentos para entender esta tecnologia, suas indicações e aplicações de cada fonte de luz.

Em seguida, as aulas serão divididas por tipo de lesão e estudaremos todos os lasers e fontes de luz mais adequados para cada um dos seguintes casos:

  • Dispositivos luminosos para o tratamento de lesões vasculares
  • Dispositivos luminosos para o tratamento de lesões pigmentadas
  • Dispositivos luminosos para o tratamento de tatuagens
  • Dispositivos luminosos para a remodelação do colágeno
  • Dispositivos luminosos para a eliminação de pelos
  • Luzes LED

    O termo LED é uma sigla para 'Light Emitting Diode' ou 'Diodo Emissor de Luz' e consiste numa tecnologia desenvolvida pela NASA que permite a emissão de luz de diferentes cores ou comprimentos de onda. Pode ser vista em projetos de iluminação e na fabricação de telas, mas também falaremos sobre sua utilização na Medicina Estética.

III Estética Facial
  • Anatomia facial. Proporções.

    Para poder entender e trabalhar a “estética” facial, é muito importante conhecer bem a anatomia para conseguir os melhores resultados e evitar complicações. Além disso, repassaremos o conceito de beleza e as proporções ideais para conseguirmos nos aproximar delas através de nossos tratamentos estéticos.

  • Abordagem dermatológica do paciente estético

    Aprenderemos a levar em conta não apenas as rugas ou manchas da pele do paciente, mas também seu tipo de pele, se existe alguma patologia e os tratamentos que aplicaremos sobre ela, já que todos esses fatores poderiam limitar nosso trabalho de rejuvenescimento.

  • Tratamientos tópicos

    Faremos uma revisão de todos os tratamentos tópicos disponíveis atualmente e aprenderemos como combiná-los de maneira prática.

  • Peelings.

    A palavra peeling é usada para definir uma esfoliação/descamação da pele. De acordo com o agente utilizado, pode se tratar de um peeling físico ou químico; segundo a camada de pele alcançada, falaremos de peeling superficial, médio ou profundo. Nesta seção, vamos nos aprofundar no estudo dos diferentes tipos de ácidos, suas propriedades, aplicações, tratamentos pré e pós-peeling e as diferentes formas de aplicar um ácido.

  • Toxina botulínica (Botox)

    A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela Clostridium botulinum. Atua no nível da placa neuromuscular, inibindo a liberação de acetilcolina, necessária para a contração muscular. Existem vários tipos de toxina. Em clínicas, utiliza-se a do tipo A, e na medicina estética, entre outras coisas, é usada para o tratamento das rugas dinâmicas. Falaremos de suas propriedades, técnicas empregadas e seus usos na medicina estética.

  • Implantes. Preenchimentos e estimuladores de colágeno

    Os preenchimentos faciais são um dos tratamentos da medicina estética mais procurados do mercado. Aprenderemos a diferenciar os diferentes tipos e, de acordo com suas características, assim como as do paciente, saber escolher qual o mais adequado para cada caso.

  • Mesoterapia

    A mesoterapia é uma técnica que consiste em microinjeções de diferentes medicamentos, vitaminas etc., num nível intradérmico. Falaremos sobre os diferentes produtos, técnicas e tratamentos que existem.

  • Microneedling (Microagulhamento)

    Consiste na aplicação de várias agulhas sobre a pele, com a finalidade de induzir a síntese do colágeno.

  • Fios de sustentação

    Os fios de sustentação, ou tensores, conseguem realizar um lifting facial graças aos vetores que geram quando são reabsorvidos. Conheceremos os diferentes tipos de fio, as técnicas para sua colocação e como escolher qual utilizar e como, em cada caso.

  • PRP e plasma gelificado

    O plasma rico em plaquetas é um material biológico autólogo, obtido a partir do sangue do paciente. No interior das plaquetas se encontram, entre outros, os diferentes fatores de crescimento. Falaremos sobre as várias formas de obter o plasma, da ruptura das plaquetas, assim como sobre o que esperamos obter. O plasma gelificado é obtido através da manipulação do PRP – Plasma Rico em Plaquetas. Conseguiremos um gel para preenchimentos, falaremos sobre suas propriedades e formas de aplicação.

  • Outros dispositivos (Radiofrequência, HIFU, carboxiterapia…)

    Na Medicina estética, dispomos de aparelhos que complementam os demais tratamentos e que estudaremos nesta seção.

  • Eliminação da gordura submentoniana

    Atualmente, dispomos de substâncias que atuam sobre a gordura submentoniana e aprenderemos técnicas para injetá-las. É um tratamento cada vez mais procurado, já que nos permite eliminar essa gordura tão indesejada sem a necessidade de cirurgia.

  • Complicações

    Tão importante quanto conhecer os diferentes tratamentos de rejuvenescimento facial é saber quais as complicações que podem resultar dos mesmos, para poder evitá-las.

IV Estética Capilar. Tricologia
  • Alopecia. Avaliação do paciente.

    Aprender a avaliar a queda de cabelo e entender suas causas será o objetivo deste bloco. Serão apresentados os tratamentos ideais para cada caso.

  • Mesoterapia capilar

    Aprenderemos as técnicas de injeção de substâncias no couro cabeludo para o tratamento da alopecia.

  • Cirurgia capilar, implantes

    Revisaremos as indicações cirúrgicas para a alopecia, as diferentes técnicas para realizar enxertos e tratamentos, e procedimentos antes, durante e depois da cirurgia.

V Estética Corporal
  • Conceitos anatômicos a levar em conta

    Estudaremos os compartimentos corporais, as estruturas anatômicas e tudo o que se refere à anatomia corporal para poder entender as causas da patologia estética corporal e as opções terapêuticas.

  • O que fazer com as áreas onde os efeitos da idade são mais perceptíveis: colo, decote e mãos

    Estudaremos essas áreas às vezes difíceis de lidar, mas tão importantes quando se trata de revelar nossa idade, como as mãos, o decote e o colo.

  • Celulite

    Estudaremos o conceito, as causas, recomendações e tratamentos eficazes contra essa alteração cutânea.

  • Gordura localizada

    Repassaremos as técnicas disponíveis para a remodelação do corpo e a eliminação de gordura localizada.

  • Aparelhos de Estética

    Serão estudados os aparelhos capazes de tratar a superfície e o contorno do corpo.

  • Hidroterapia

    A pele é um dos órgãos que se beneficia mais diretamente dos tratamentos com a água.

  • Flebologia e doenças linfáticas

    A flebologia é uma especialidade da Medicina dedicada ao estudo da anatomia e da fisiologia das veias superficiais e profundas do corpo, assim como de suas principais patologias, incluindo as varizes.

    • Avaliação do sistema vascular
    • Tratamento das varizes. Escleroterapia. Laser
  • Estética genital

    Os genitais são uma parte do corpo na qual também se notam os efeitos da idade. Portanto, alterações morfológicas nessa região podem vir a causar complexos no(a) paciente. Falaremos sobre as técnicas para melhorar esses problemas:

    • Rejuvenescimento vaginal. Ácido hialurônico e dispositivos laser
    • Clareamento genital
VI Endocrinologia e Nutrição
  • Conceitos básicos de nutrição

    Neste módulo, conheceremos as estruturas básicas dos alimentos. Suas funções em nosso organismo e a importância de cada macro e micronutriente para a saúde.

  • Nutrientes
    1. Macronutrientes

      Carboidratos

      • Suas funções
      • Papel dos carboidratos
      • Classificação:
        • Simples e complexos

      Proteínas

      • Funções
      • Papel das proteínas
      • Classificação:

        Origem animal e origem vegetal

    2. Micronutrientes

      Descrição da importância das vitaminas e minerais, assim como suas principais funções.

  • Alimentação saudável

    Atualmente, fala-se muito sobre a importância da alimentação para promover a saúde. Mas a verdade é que existe uma grande defasagem na área de saúde a respeito do tema.

    Neste módulo, vamos desconstruir todos os mitos sobre a alimentação através de informações atualizadas, e estudaremos os mitos sobre nutrição que mais ouvimos durante uma consulta.

  • Dietas

    Dois grandes problemas da sociedade atual são o sobrepeso e a obesidade, que, além de causarem problemas estéticos para o paciente, também geram uma variedade de doenças associadas.

  • Novas tendências em nutrição

    Hoje em dia, já não é tão raro um paciente dizer durante a consulta que é vegetariano ou que deseja sê-lo.

    Neste módulo, falaremos sobre as novas tendências alimentares mais procuradas pelos pacientes, para que você tenha as ferramentas necessárias para poder ajudá-los:

    • Dieta vegetaria
    • Dieta vegana
    • Dieta flexitariana
    • Dieta paleo
  • Ferramentas, recursos em nutrição e a importância do trabalho multidisciplinar

    A antropometria clássica é tão importante quanto as informações oferecidas pelas novas tecnologias, como a bioimpedância.

    Além disso, sem esquecer a importância do trabalho multidisciplinar, falaremos sobre a figura de um dietista-nutricionista em uma consulta de medicina estética.

    Neste módulo, falaremos sobre ferramentas e recursos que podem nos ajudar a melhorar a adesão do paciente à terapia.

    • Antropometrías
    • Bioimpedâncias
    • Softwares

    Além disso, não podemos esquecer a importância do trabalho multidisciplinar. O papel de um dietista-nutricionista numa consulta de medicina estética.

  • Nutrição antienvelhecimento

    Serão revisados todos os complementos dietéticos com algum efeito antienvelhecimento, avaliando-se as evidências científicas de cada um deles.

VII Avaliação global do paciente

Para tratar o paciente de forma global, não apenas devemos conhecer nosso trabalho, mas também saber quando recomendar outras possibilidades de tratamentos, ainda que não sejam realizados por nós

  • Cirurgia plástica facial e corporal

    Neste módulo, revisaremos as técnicas cirúrgicas mais empregadas em estética, suas indicações e quando escolhê-las. Falaremos de lipoaspiração, labioplastia, mastopexia, próteses de mama, lifting…

  • Odontologia estética

    Estética da terça parte inferior do rosto.

    Relação anteroposterior maxilomandibular no plano frontal e sagital.

    Angulos estéticos.

    • Maus posicionamentos ósseos e dentários
      • Quando a ortodontia é recomendada?
      • Tipos de ortodontia estética: Invisalign, ortodontia lingual
    • Estética rosa e estética branca:
      • A importância da periodontia na estética do sorriso
      • Bases da harmonia entre a parte rosa e a parte branca do sorriso
      • Alongamento coronário estético
      • Vestibuloplastia como alternativa cirúrgica ao sorriso gengival
      • O impacto da planificação digital do sorriso na odontologia
    • Alterações da cor: intrínsecas e extrínsecas
      • O impacto das alterações da cor na estética dental
      • Diagnóstico diferencial das alterações de cor dos dentes e sua importância no tratamento
      • Manchas intrínsecas
      • Gerais: doenças sistêmicas, displasias dentais, etc.
      • Locais: patologia dentária, material de obturação, etc.
      • Manchas extrínsecas (hábitos, bactérias cromogênicas etc
    • Tipos e alcance de clareamentos
      • Clareamentos com base científica
      • Legislação
      • É verdade que o clareamento prejudica os dentes?
      • Qual funciona melhor?
    • Facetas compostas
      • O que são as facetas compostas?
      • Indicações e contra-indicações
      • Vantagens e desvantagens
    • Facetas de porcelana
      • O que são as facetas de porcelana?
      • Tipos.
      • Veneers versus Lumeneers
      • Indicações e contra-indicações
      • Vantagens e desvantagens
    • O tratamento de manchas brancas

      A presença de manchas brancas nos dentes, além de prejudicar a estética, indica a descalcificação de áreas do esmalte. As causas podem ser congênitas ou adquiridas e sua etiopatogenia abrange desde a cárie inicial até defeitos na formação do esmalte na época embrionária. No passado, a tendência era tratar essas alterações de uma forma invasiva. A tendência atual é buscar implementar técnicas minimamente invasivas.

    • Estética em dentes posteriores.
  • Papel do esteticista na consulta de Medicina Estética

    Para conseguir melhores resultados em nossa clínica, será de grande ajuda contar com esteticistas e uma equipe auxiliar. Podem ser realizados vários tratamentos, que serão estudados de forma exaustiva neste módulo.

  • Psiquiatria, psicologia e coaching:

- Aspectos psiquiátricos do paciente em Medicina Estética.

- Abordagem do paciente nesse âmbito:

*Dentro deste módulo de saúde mental e medicina estética, queremos que o aluno adquira conhecimentos sobre como diagnosticar e tratar os principais transtornos psiquiátricos que um paciente pode apresentar durante a consulta de Medicina Estética, como o transtorno dismórfico corporal e transtornos alimentares. Também estudaremos a relação entre transtornos mentais e o desenvolvimento de problemas dermatológicos (psicodermatologia).

VIII A consulta na Medicina Estética

Neste módulo, revisaremos os conceitos básicos para o exercício da medicina estética dentro do âmbito privado.

  • Técnicas de Marketing

    Administrar um negócio pode ser difícil para o médico, já que não somos familiarizados com o marketing. Estudaremos o que devemos saber para que nosso negócio funcione.

  • Bioética e aspectos legais da prática da medicina estética

    O paciente que procura um serviço de Medicina Estética busca alguns resultados e devemos saber conduzi-lo. “Primum non nocere”. Devemos conhecer os aspectos legais de nossa profissão.

  • Como conduzir uma consulta em medicina estética

    Quando um médico se dedica à Medicina Estética, uma das opções que tem para realizar seu trabalho é abrir sua própria clínica. De forma clara e prática, abordaremos o que devemos saber para dar esse passo.

  • Administração de um centro de medicina estética

    O que é necessário para administrar um centro no qual, com vários profissionais e várias especialidades, poderemos tirar o máximo partido do nosso trabalho.

  • Gestão de redes sociais

    Atualmente, uma das principais vias de comunicação que temos com nossos pacientes são as redes sociais e é importante conhecer as que existem e aprender a usá-las.

  • Como criar sua marca pessoal

    Explicaremos de forma prática os fatores que um profissional de saúde deve levar em conta para criar sua própria marca pessoal em um ambiente cada vez mais digitalizado. Alguns pontos a destacar são: decidir a quem você quer se dirigir, com que objetivo e o que você quer transmitir.

IX Outros aspectos
  • Papel da ecografia na medicina estética

    Os ultrassons são uma técnica excelente na medicina estética. Podem nos ajudar a guiar algumas técnicas e servir como uma ferramenta de diagnóstico.

  • Estética para o paciente oncológico

    O paciente oncológico experimenta alterações em seu corpo, como consequência do próprio tumor ou dos tratamentos aos quais se submete. Aprenderemos como podemos ajudar esses pacientes.

X Trabalho de conclusão do curso

Após concluir todos os módulos, o aluno deverá realizar um trabalho de conclusão de curso em que possa demonstrar os conhecimentos adquiridos e a capacidade de reuni-los num artigo científico. O tema será escolhido e designado para cada aluno pela equipe docente.

Tutorias e workshops

Ao longo de cada módulo, haverá várias tutorias interativas online, com a possibilidade de realizá-las presencialmente, e workshops para ir esclarecendo as dúvidas que possam surgir.

Aulas práticas

Em cada módulo, haverá aulas práticas – online e com a possibilidade de serem realizadas presencialmente – e que o aluno deverá visualizar para poder avançar. Alguns dos temas com aulas práticas serão:

  • Lasers e fontes de luz
  • Toxina botulínica (Botox)
  • Preenchimentos
  • Mesoterapia facial
  • Microneedling (Microagulhamento)
  • Peelings
  • Fios de sustentação
  • PRP
  • Mesoterapia capilar
  • Enxerto capilar
  • Remodelação corporal
  • Aparatologia: radiofrequência, hifu etc.
  • Flebologia estética
  • Nutrição
  • Odontologia estética
  • RCP
  • Ecografía
  • Redes sociales


Bibliografia

A bibliografia correspondente a cada módulo será apresentada no início de cada um deles. No entanto, detalhamos aqui algumas das publicações mais relevantes para os temas estudados.

Ver bibliografia completa

Formas de pagamento

Pagamento único
4.200€
Pagamento em 2 mensalidades
500€ + 3.700€
Pagamento em 6 mensalidades
500€ + 5x740€
Pagamento único
3.700€
Pagamento em 2 mensalidades
500€ + 3.280€
Pagamento em 6 mensalidades
500€ + 5x656€